domingo, 22 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cultura Grega

Cultura
São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.


Algumas imagens sobre a Cultura Grega:



Gastronomia grega: “nhoque com tomatinhos, azeitonas gregas e alcaparras”


Grupo de dança “Zorbás”



Bijutaria usada Grécia



Alguns interesses desta cultura:


Saudação
Olá - Γειά
Bom dia - Καλημέρα
Boa Noite - Καληνύχτα
Adeus - Αντίο



Vestuário

As roupas usadas pelos gregos eram simples e confeccionadas com linho (para o verão) e lã (para o inverno). Geralmente eram as esposas, filhas ou escravas quem as faziam, quase sempre mantendo a cor original dos fios, mas já adoptavam um processo de tingimento dos tecidos. A vestimenta principal dos gregos - o quiton - era um rectângulo de tecido semelhante a uma túnica, colocada sobre o corpo, presa nos ombros com broches ou agulhas – fíbulas - e debaixo dos braços, por um cordão. Nos adultos essa vestimenta era longa, até a altura dos tornozelos; já nos jovens, o quiton cobria apenas os joelhos. A vestimenta feminina era ligeiramente diferente da masculina, apresentando cordões e correntes na altura da cintura, e decote acentuado. As mulheres usavam também uma outra roupa como protecção contra o frio - o himation - que cobria o corpo todo. Os filósofos gregos usavam o himation como traje básico. Ornamentos que simbolizavam a cidade-estado de origem, eram aplicados nas roupas das pessoas para identificá-los. O uso de brincos, anéis, correntes, gargantilhas ou outra jóia era restrito às famílias mais ricas.


Gastronomia

A culinária grega tem quatro segredos, os ingredientes frescos, o uso correcto das ervas aromáticas, as especiarias e o famoso azeite grego.
O azeite grego merece uma referência especial, este acompanha quase todas as comidas gregas, na maioria delas é usado em quantidades abundantes, é de uma qualidade excelente e faz muito bem à saúde.
Além disso, existem os legumes, graças ao clima ameno da Grécia, a maioria deles são cultivados com métodos naturais, mantendo por isso todo o seu aroma e sabor, como os tomates, os repolhos, as cenouras, as cebolas, a salsa e os alhos gregos.
A fruta fresca, como as uvas, os abricós, os pêssegos, as cerejas, o melão, a melancia, entre outros.
As ervas aromáticas, quase todas colhidas nas montanhas e nos campos, estas são famosas pelo seu sabor, pelo cheiro e pelas qualidades medicinais. Ao saborear algum dos variados pratos gregos, ficaremos encantados com o aroma embriagante do orégão, do tomilho, da hortelã e do alecrim.
Os queijos gregos: o emmenthal, o gruyère, o grana (parmesão), o provolone, o pecorino, o cheddar e o gouda, (brie e camembert), os azuis (roquefort e gorgonzola), queijo de cabra, cream cheese, ricota, cottage, mascarpone e queijo feta.

Curiosidades:

Quando os gregos reúnem-se á volta da mesa para apreciar uma refeição ou vários petiscos (mezédes) acompanhados de ouzo é um momento vivido com respeito por todos os habitantes do país. Para os gregos, o fato de partilhar uma refeição com amigos em casa, no restaurante ou numa taverna constitui um hábito social consagrado. A tradução literal do termo grego "simpósio", uma palavra tão antiga quanto o próprio país, corresponde a "beber junto com outras pessoas". O ambiente que reina nos restaurantes gregos típicos e nas tavernas é bastante informal, sem cerimónias. Por outro lado, a preparação da comida segue suas próprias regras sagradas.



Sobremesa grega tradicional de natal

Melomakarona


Ingredientes:
Massa:

1 chávena de manteiga
1 chávena de azeite
1 chávena de açúcar
3/4 chávena de suco de laranja
1/4 chávena de conhaque
1 colher de café de bicarbonato
2 colher de café de raspas de laranja
1/2 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cravo em pó
1 kg de farinha de trigo
Calda:
2 chávena de mel
2 chávena de açúcar
2 chávena de água
Decoração:
Nozes raladas
Modo de preparo:
Massa:
Dissolver o bicarbonato no conhaque. Bater na batedeira todos os ingredientes líquidos. Continuar batendo e adicionar o açúcar, as raspas de laranja, canela, cravo. Adicionar a farinha aos poucos, e o fermento. Bater na batedeira o quanto puder. Quando engrossar bastante para bater na batedeira,trabalhar a massa com a mão e continuar a juntar a farinha até sair das mãos. Com ajuda de formas (ou só com as mãos), formar biscoitos com a massa. Levar a uma forma revestida com papel de culinária. Levar ao forno pré-aquecido aos 180ºC por mais ou menos 30 minutos (os biscoitos devem pegar uma cor dourada). Depois de prontos deixar os biscoitos esfriarem um pouco. Mantendo a calda quente sobre o fogão (deve-se ligar e desligar o fogão varias vezes, para manter a calda quente) levar um a um os biscoitos na calda, deixando por uns 2-3 minutos dentro da calda. Virar os biscoitos de cima para baixo e deixar mais uns 2-3 minutos dentro da calda. Num pyrex cobrir o fundo com nozes raladas. Colocar os biscoitos no pyrex assim que vão sendo retirados da calda. Por cima de cada camada de biscoitos, passar nozes raladas (em cada biscoito)
Calda:
Enquanto assam os biscoitos, preparar a calda misturando todos os ingredientes e levando ao fogo.


Cerimónia Grega












Segue em geral, as tradições religiosas da igreja ortodoxa, religião predominante na Grécia. Para os gregos, o casamento é um sacramento e nem sempre os descendentes optam por realizar a cerimónia tradicional. A cerimónia traz grande responsabilidade aos padrinhos dos noivos, e, por isso, eles são escolhidos com bastante cautela e com pessoas de grande vínculo. Antes de iniciar a cerimónia na igreja, o sacerdote repete a tríade: Pai, Filho e Espírito Santo, abençoando assim os noivos, antes mesmo de entrarem na igreja. Velas são acesas e entregues aos noivos para que entrem na igreja com elas e as segurem até o fim da cerimónia.

A coroação:
Nos preparativos para o casamento, os noivos escolhem as coroas que serão utilizadas no casamento e que é o ponto alto da cerimónia.As coroas podem ser feitas de flores de tecido, de flores naturais ou somente de folhas, como eram utilizadas na Grécia antiga. Durante a cerimónia, as coroas ficam juntas, amarradas com uma fita, em cima de um aparador e ali permanecerão até o momento de serem utilizadas. Esse aparador, deverá estar todo enfeitado com amêndoas, que são de grande importância na cultura grega, pois significam riqueza e doçura. No ritual da coroação, as coroas escolhidas pelos noivos, são colocadas na cabeça dos noivos e o sacerdote as alterna, 3 vezes, na cabeça deles. Em seguida, eles tomam o vinho, oferecido pelo sacerdote, que simboliza que com partilharão tudo na vida a dois.Feito isso, o sacerdote prossegue com a cerimónia e, para finalizá-la, encaminha os noivos para darem três voltas no altar da igreja, significando que caminharão lado a lado pela vida, e, enfim, os declara marido e mulher.

A festa:
O partir dos pratos faz parte da cultura grega, principalmente nos festejos de casamento. Eles acreditam que isso dará sorte aos noivos. Uma festa de casamento sem partir os pratos, não é uma festa para eles. A dança típica em círculos, atirar dinheiro, dançar com a noiva, beijar a noiva e partir os pratos, fazem parte dessa festa animada. a noiva dança o tempo todo com os convidados e com o noivo também. Além disso tudo, é servida muita comida também. No final da festa, as famosas amêndoas, serão distribuídas aos convidados, como manda a tradição.


Casamento Grego (com o partir dos pratos):




Musica Grega: Mikis theodorakis - Zorba






Viagem pela Grécia:




quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cultura Cigana

A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstractas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o «permitido» e o «interdito» da vida social.



















Cumprimento Cigano - O povo cigano cumprimenta-se com o popular aperto de mão e os beijos e alguns homens em particular também se beijam.














Receita Cigana

Costeletas à Cigana
2 colheres (sopa) de óleo
1 pimentão cortado em tirinhas
2 pepinos em conserva cortados em rodelas
2 fatias de presunto picadas
4 costeletas de porco
3 colheres (sopa) de óleo sal e pimenta do reino
Aqueça o óleo e refogue o pimentão, o pepino e o presunto. Frite as costeletas no óleo, dourando-as dos dois lados. Depois de fritas, tempere-as com sal e pimenta do reino. Arrume as costeletas numa travessa e despeje o molho por cima. Sirva com arroz.

Casamento cigano

ETNIA CIGANA E TRADIÇÃOO casamento é o maior acontecimento na comunidade cigana e representa a continuidade da etnia e a entrada na vida adulta. A festa, que conta com centenas de convidados, pode durar entre três a cinco dias. As mulheres da família do noivo comprovam a virgindade danubente e exibem depois um pano branco manchado desangue.50 MIL EM PORTUGALNo nosso país há cerca de 50 mil ciganos. As maiores comunidades encontram-se em Lisboa, Porto, Faro, Braga e Aveiro. O último relatório da Comissão Europeia Contra o Racismo e a Intolerância divulga que os ciganos são a minoria mais discriminada em Portugal.


Uma pequena brincadeira...










Cultura Árabe

A cultura é a forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece.

Alguns exemplos de Culturas:

Cultura Árabe


Gastronomia Árabe



Cultura Árabe:

Maneira de se cumprimentarem:

Marhaba quer dizer Olá
Sabah El-Kheir quer dizer Bom dia
Massa'a El-Kheir quer dizer Boa Noite



Vestuário:

Os turbantes e túnicas usados hoje nos países árabes são quase idênticos às vestes das tribos de beduínos que viviam na região no século VI. É uma roupa que suporta os dias quentes e as noites frias do deserto. A religião não permite que os fiéis mostrem em público as partes íntimas para os homens, a região entre o umbigo e o joelho; e, para as mulheres, o corpo inteiro, excepto o rosto e as mãos. Por esse motivo, o vestuário não pode ter nenhuma transparência nem ser justo a ponto de delinear o corpo. Essas partes só podem ser vistas pelo cônjuge e alguns familiares. Os homens não devem usar objetos de ouro ou seda.
A burqa ou burca é uma versão radical do xador, trata-se de uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos.



Gastronomia:

A culinária árabe é tão rica em ingredientes que as restrições do Alcorão não chegam a ser um problema para os muçulmanos. Carneiro assado ou frito é um dos pilares da alimentação nos países do Oriente Médio. O pão sírio, como conhecemos aqui, também não pode faltar.
Grãos como trigo, arroz, ervilha, lentilha e grão-de-bico são complementos sempre presentes, assim como legumes e verduras recheadas. Abobrinha, acelga, berinjela, repolho e folhas de videira são os mais apreciados. Já a esfirra remonta a séculos antes de Cristo, quando os fenícios que povoaram a região difundiram o costume de cobrir pães com carne e cebola.
Entre as especiarias, também em grande variedade, estão cravo-da-índia, cominho, noz-moscada, gengibre, semente de gergelim, cebola, alho e snubar.
As sobremesas também são variadas e, geralmente, não levam ovos. A "phyllo", uma massa muito fina, envolve nozes, pistache, tâmara, figo, damasco e é aromatizada com água de rosas. Também pode ser regada com mel. A bebida típica é o árak, feita com anis.





Nessas cerimónias a expectativa de muitos é que a noiva chegue ao altar montada em camelos ornamentados com muito tecido e brilho; entretanto, a versão atual desse ritual traz a noiva confortavelmente ao altar em tronos suspensos. Os convidados são os primeiros a chegar e desde o começo festejam muito no embalo de músicas típicas. Durante a festa, a noiva, a qual pode chegar a trocar sete vezes de roupa, passa por um ritual, onde tem suas mãos pintadas com henna, relacionado a uma preparação para as noites de núpcias. Na festa tradicional muçulmana não há a ingestão de álcool, mas em compensação, são servidos muitos doces para garantir a energia dos convidados e dos noivos para que a comemoração siga por boa parte da noite.

Cultura Mexicana





Um pouco da Cultura Mexicana...

Uma cultura:
é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem . São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.





Gastronomia

A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Muita da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitos outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.



O Casamento Mexicano

No México, as tradições wedding podem incluir muitas coisas. Em algumas cidades de México do norte, há a tradição de dar um anel chamado “a promessa” que ocorre antes do anel do compromisso. O anel é geralmente para os acoplamentos longos, que são comuns nesta área.

Quanto para à música, os mariachis podem substituir a música do órgão mas o março das noivas é tocado geralmente no órgão.

Os casamentos mexicanos tendem a ser grandes com muitos assistentes. Os assistentes são chamados madrinhas e os padrinhos e têm papéis especiais no casamento.

A menina da flor e o portador de anel são vestidos como versões diminutas da noiva e do noivo. A menina do ramo carrega as flores para a noiva. O menino do anel carrega alem do anel uma corda jeweled ou perlada que será colocada em torno dos noivos quando fazem os seus votos, para simbolizar sua união.

O noivo oferece frequentemente à noiva treze moedas. O menino do anel guarda as treze moedas que o noivo apresenta à noiva. As moedas, ou o arrhea, eram um costume romano de quebrar o ouro ou a prata, um meio a ser mantidos pela mulher e a outra metade pelo homem, como uma garantia da união.

O noivo dá as moedas à noiva como um símbolo da sua confiança e inquestionabilidade. Promete que coloca todos os seus bens na custódia. A aceitação pela noiva significa a tomada da confiança incondicional com dedicação e prudência totais.

Com excepção das preparações da igreja, a família inteira torna-se envolvida em planear o casamento. O semestre antes do casamento reserva o momento dos pares se reservarem para a dança tradicional do casamento. Os casamentos antigamente eram realizados na jarda ou na casa da noiva. O noivo viajava no seu cavalo até a casa da noiva e depois que a cerimónia de casamento tomava a sua esposa num panquin (carro) e iam para a sua casa viver. A noiva e o noivo destrajavam os trajes formais da corte e da cerimónia de casamento. Os povos ordinários foram autorizados a vestir a roupa luxuosa somente no dia do seu casamento.

Hoje, a noiva pode comprar um vestido ou arranja-lo numa costureira ou num especialista nupcial para um vestido feito-à-medida. As noivas no passado projetaram o seu vestido de casamento com as suas mães, que fariam então sewing.

Para homens, a camisa de Guayabera é utilizada frequentemente. Esta camisa, frequentemente
chamadade camisa mexicana do casamento, estêve ao rubro por 200 anos passados. Esta camisa tem um estilo frouxo, e, em consequência, pode ser feita para todas as formas e tamanhos. Camisas frescas e claras, e lisonjeando todas as formas do corpo. Os guayaberas de linho tradicionais são ainda as camisas as mais populares do casamento de praia por causa do seu conforto, estilo, e frescor.

Outras tradições do casamento incluem as lanternas de mão, que são usadas iluminando a maneira do repouso do noivo ao repouso da noiva na noite antes do casamento. Tradicional, a família do noivo carrega uma caixa de casamento cheia com os presentes para a família da noiva.

Os patos no casamento são um símbolo para uma união longa e feliz. Os guindastes são um símbolo da longa vida e podem ser representados na faixa da mulher.

Os alimentos tradicionais são usados para os casamentos que incluem o arroz picante, feijões, pratos com tortilla, usando a galinha e a carne. O Sangria é serido. É uma bebida fria feita do vinho tinto ou branco misturado com o conhaque, o açúcar, sumo de fruta e a água de soda.

O bolo de casamento é geralmente um fruitcake embebido em rum.



Vestuário

O México é um país que é rica em cultura e na história. A riqueza da sua cultura e do calor do seu povo é reflectido no vestuário tradicional mexicana usada por nativos. Saturadas com tons de terra, melado, como vermelhos, pardos, amarelos e verdes, tecelões infundido intrincados padrões e desenhos vibrantes nas suas roupas. Embora o vestuário tradicional mexicano ter passado por vários períodos de mudança, ele manteve a beleza pelo qual ainda é admirado.

Todas as roupas para mulheres começam no tornozelo e vão até a blusa ou saia pelo joelho. Também incluiu uma túnica sem mangas, e um tipo de xale, chamada de reboco. Todas as roupas de homem incluem uma camisa, calça, botas, sobretudo e uma grande capa, chamada de sarape. O ícone máximo do traje dos homens no México são os tradicionais sombreros Sombrero significa chapéu em espanhol. Entretanto, o nome tornou-se consagrado, em todo o mundo, como o chapéu de abas enormes, Os sombreros têm normalmente um cone comprido e largas abas, usadas para a protecção contra o sol escaldante do México. Os camponeses geralmente confeccionam seus sombreros com palha, enquanto os mais abastados têm-nos feito em feltro.Os trajes tradicionais mexicanos foram enfeitados para ocasiões especiais e feriados.





Cumprimento Mexicano - O povo mexicano cumprimenta-se com o popular aperto de mão e os beijos. O México tem uma cultura muito e rica e um dos seus hábitos é o de se reunir a volta de uma fogueira e tocar musicas tradicionais oriundas do seu país com as suas tradicionais guitarras e assim fazem as suas pequenas festas.


Um pouco do México






Musica Mexicana





domingo, 8 de novembro de 2009

Boas vindas e Regras

Este Blogue serve para as aulas de Sociologia.
Nele serão publicados tarefas (pela professora) e trabalhos (pelos alunos). Sendo um blogue de todos, respeitem os trabalhos, comentários e opiniões uns dos outros.
As tarefas a realizar aparecerão na coluna da direita, devidamente datados.
Cada grupo de trabalho realiza a sua tarefa, como uma mensagem, assinando-a com o nome do grupo. Quando o trabalho for individual, assinam-o com o nome que entretanto indicarem à professora. Não usem o(s) vosso(s).
Bons Trabalhos!
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tarefas

23/11
Façam um pequeno comentário (por grupo de trabalho) ao filme "O menino selvagem de Aveyron". Esse comentário deve ter em conta os mecanismos e agentes de socialização.
9/11
Pesquisem rituais e práticas sociais, em diferentes culturas. Exs: nascimento, morte, refeições, casamento, dança, etc...
5/11
- Pesquisem o conceito de cultura, relacionada com a Sociologia.
- Pesquisem e colem alguns exemplos de culturas. Não esqueçam as legendas!!


Seguidores