Insucesso Escolar
Insucesso Escolar Devido às mudanças socio-economicas e politicas do nosso país (anos 60/70) as nossas Escolas que antes tinham um ensino de elites ao passarem para um ensino de massas, não mais fizeram do que uma massificação do (já existente) ensino de elites, o que trouxe diversos problemas entre os quais o mais visivel será por ventura a elevada taxa de insucesso escolar.
Tudo começou com a democratização do ensino e com a chamada escola democratica (no pós guerra) que ficou caracterizada por três grandes fenomenos:
À entrada em massa de alunos, social e culturalmente muito heterogéneos, não foi dada resposta nem quantitativa nem qualitativa por parte dos sistemas de ensino.
Criou-se a ideia de que a educação era um bem essencial à melhoria das condições de vida individual e colectiva, foram criadas e potenciadas as aspirações dos individuos, sendo que a sua não realização conduziu a um aumento do nivel das frustrações.
A "escola unificada", entendida como a unificação de dois saberes, o intelectual e o prático, não resultou. O primeiro não só se impôs pelo número de horas escolares que absorve, como (e sobretudo) pelo prestigio social que lhe era e é atribuido. Assim, surgiu uma escola selectiva e elitista - só que agora destina-se a todos, conduzindo não a um ensino elitista mas a um ensino massificado.
Da abordagem destes fenomenos surge o inevitável insucesso escolar que pode ser medido de uma forma quantitativa (mais visivel) pelas taxas de reprovação, abandono e repetência, e de uma forma qualitativa (menos visivel) através das frustações individuais e pela formação inadequada do individuo para desempenhar uma dada tarefa laboral.
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