quinta-feira, 18 de março de 2010

Insucesso Escolar em Portugal


A situação escolar em Portugal é catastrófica. Isto é-nos confirmado a nível internacional pelo Estudo-PISA da OECD e pelos últimos dados estatísticos fornecidos pelo Ministério da Educação sobre o insucesso escolar em Portugal nos últimos nove anos. Os resultados do Teste PISA que compara a nível internacional o rendimento escolar dos alunos em 40 países tem sido sucessivamente um testemunho, a alto nível, da ineficiência do nosso sistema escolar. Portugal ocupa na lista das nações um lugar baixíssimo. Dos 40 países investigados em três sectores do saber, os alunos portugueses encontram-se no 30° lugar em Matemática, 28° em Leitura e 32° em Ciências Naturais. Dos valores apresentados pelo ME relativamente ao período que vai de 1994 a 2003, a gravidade da situação é gritante. Torna-se mais evidente atendendo aos destinos individuais não referidos. Assim, em 2003, do milhão e meio de estudantes do ensino básico e secundário que frequentavam as escolas portuguesas, 280.000 alunos reprovavam. A percentagem de retenção escolar no ensino básico até ao 9° ano foi constante (13%) nos 9 anos apresentados no estudo. A taxa de retenção e de desistência no ensino secundário (10.° ao 12.°) ainda foi maior, verificando-se uma média de 34,33 % relativa ao período de referência. Um em cada três alunos chumba. Em 2003 mesmo 43,5 % dos alunos do 12° não faziam todas as disciplinas , culminando o ensino tecnológico com 53,6 por cento de chumbos.

Insucesso Escolar
Insucesso Escolar Devido às mudanças socio-economicas e politicas do nosso país (anos 60/70) as nossas Escolas que antes tinham um ensino de elites ao passarem para um ensino de massas, não mais fizeram do que uma massificação do (já existente) ensino de elites, o que trouxe diversos problemas entre os quais o mais visivel será por ventura a elevada taxa de insucesso escolar.
Tudo começou com a democratização do ensino e com a chamada escola democratica (no pós guerra) que ficou caracterizada por três grandes fenomenos:
À entrada em massa de alunos, social e culturalmente muito heterogéneos, não foi dada resposta nem quantitativa nem qualitativa por parte dos sistemas de ensino.
Criou-se a ideia de que a educação era um bem essencial à melhoria das condições de vida individual e colectiva, foram criadas e potenciadas as aspirações dos individuos, sendo que a sua não realização conduziu a um aumento do nivel das frustrações.
A "escola unificada", entendida como a unificação de dois saberes, o intelectual e o prático, não resultou. O primeiro não só se impôs pelo número de horas escolares que absorve, como (e sobretudo) pelo prestigio social que lhe era e é atribuido. Assim, surgiu uma escola selectiva e elitista - só que agora destina-se a todos, conduzindo não a um ensino elitista mas a um ensino massificado.
Da abordagem destes fenomenos surge o inevitável insucesso escolar que pode ser medido de uma forma quantitativa (mais visivel) pelas taxas de reprovação, abandono e repetência, e de uma forma qualitativa (menos visivel) através das frustações individuais e pela formação inadequada do individuo para desempenhar uma dada tarefa laboral.

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Tarefas

23/11
Façam um pequeno comentário (por grupo de trabalho) ao filme "O menino selvagem de Aveyron". Esse comentário deve ter em conta os mecanismos e agentes de socialização.
9/11
Pesquisem rituais e práticas sociais, em diferentes culturas. Exs: nascimento, morte, refeições, casamento, dança, etc...
5/11
- Pesquisem o conceito de cultura, relacionada com a Sociologia.
- Pesquisem e colem alguns exemplos de culturas. Não esqueçam as legendas!!


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