quinta-feira, 18 de março de 2010

Insucesso Escolar

O drama do insucesso escolar é relativamente recente. Foi à pouco tempo que se começou a exigir que as escolas, encontrassem formas de garantir o sucesso escolar de todos os seus alunos. O que era atribuído até então ao foro individual. A preguiça, a falta de capacidade ou interesse, deixaram de ser aceites como explicação para o abandono do sistema educativo. A culpa do seu insucesso escolar passou a ser assumida como um fracasso de toda a comunidade escolar. O sistema não fora capaz de os motivar, reter, fazer com que tivessem êxito. O desafio tornou-se tremendo, já que todos os casos individuais se transformaram em problemas sociais. A escola secundária era a menos preparada para a mudança. Durante séculos assumira como sua vocação hierarquizar os alunos de acordo com o seu rendimento escolar, seleccionando os mais aptos e excluindo os que não fossem capazes de acompanhar as exigências que ela mesma impunha. A sua nova missão era agora igualizar todos no sucesso educativo, garantindo 0% de negativas.



Como se pode comprovar no gráfico á direita a taxa de abandono escolar tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos, uma boa noticia para todos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tarefas

23/11
Façam um pequeno comentário (por grupo de trabalho) ao filme "O menino selvagem de Aveyron". Esse comentário deve ter em conta os mecanismos e agentes de socialização.
9/11
Pesquisem rituais e práticas sociais, em diferentes culturas. Exs: nascimento, morte, refeições, casamento, dança, etc...
5/11
- Pesquisem o conceito de cultura, relacionada com a Sociologia.
- Pesquisem e colem alguns exemplos de culturas. Não esqueçam as legendas!!


Seguidores