quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Costumes de passagem de ano na China

Kung Hei Fat Choy! (Respeito, Felicidade, Fortuna, Riqueza!)
É assim que, na China, se deseja um bom Ano Novo.


Na China, a passagem é comemorada no dia 26 de janeiro, logo o dia 31 de Dezembro é um dia normal visto que não seguem o calendário gregoriano. No oriente como não são católicos a passagem de ano é mais festejada.Na China, durante a passagem de ano usa-se a cor preta para dar sorte.

O novo ano, ligado ao signo chinês, tem um animal a ele relacionado, este ano é o Ano do Tigre.

Este período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Os primeiros registos sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos.

O rito de passagem de ano tem início semanas antes, os chineses costumam limpar as suas casas para afastar os maus espíritos.

No 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar. Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu , para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali. O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, segundo os chineses elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas. Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses constumam reunir-se em família e produzir uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.


Quando o relógio marca meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido (conhecido pelos ocidentais como "Yuanxiao"). Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro, cuja entrega é feita dentro de um envelope vermelho, que por superstição não deve ser aberto na frente de quem presenteia.

Os seguidires ali do canto --->


Fonte: http://docasnasasasdodesejo.blogs.sapo.pt/197826.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tarefas

23/11
Façam um pequeno comentário (por grupo de trabalho) ao filme "O menino selvagem de Aveyron". Esse comentário deve ter em conta os mecanismos e agentes de socialização.
9/11
Pesquisem rituais e práticas sociais, em diferentes culturas. Exs: nascimento, morte, refeições, casamento, dança, etc...
5/11
- Pesquisem o conceito de cultura, relacionada com a Sociologia.
- Pesquisem e colem alguns exemplos de culturas. Não esqueçam as legendas!!


Seguidores