quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Rituais de celebração do Natal na Alemanha

O tempo de Natal (Weihnachtzeit, em alemão) na Alemanha começa com o período de Advento, ao final do mês de novembro, no 4ºdomingo antes da festa.
Nessa época do ano, acontecem os conhecidos Weihnachtsmarkt, (Feiras de Natal), que encantam as noites frias de inverno
no oeste europeu, e a maioria permanece até os dias 23 ou 24 de dezombro. É frequentemente um ponto de encontro entre amigos e familiares.

Culinária e a Ceia de Natal

Plätzchens de natal

Um dos mais tradicionais doces da época natalina é o Plätzchen, bolachinhas dos mais variados tipos e formas e enfeitados de vários jeitos. O preparo do biscoito exige das familias alemãs muitas horas na cozinha. Geralmente, se a família tem crianças, elas são as que mais se empolgam na confecção dos docinhos, tanto que são elas que ajudam a prepará-los.





Originalmente, este bolo era cozido sem manteiga ou leite, até que Lord Ernst da Saxony o seu irmão Albrecht apelaram ao Papa para anular a chamada "Butter-Verbot" ("Proibição da Manteiga"), em vigor na época. O Santo Padre declarou (no que veio a ser conhecido como oBufferbrief) que o leite e a manteiga podiam ser efectivamente utilizados na confecção do Stollen; "...pode ser feito com a boa consciência e com a bênção de Deus, depois de feita a adequada penitência Bufferbrief.



Ganso de Natal

Ganso Assado(no natal conhecido como Weihnachtsgans) é servido com bola de batata(kartoffelklösse) e repolho roxo(Rotkohl).
O ganso assado não é somente um prato festivo para a noite de Natal
na Alemanha. Todos os anos, ele faz parte do cardápio da nação desde 11 de novembro, dia de S. Martinho. Conta-se que o santo que não queria ser bispo se escondeu entre os gansos, quando foram buscá-lo, mas as aves delataram o seu esconderijo com seu alarido.


Wikipédia

Grupo: Kinkis

Sem comentários:

Enviar um comentário

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tarefas

23/11
Façam um pequeno comentário (por grupo de trabalho) ao filme "O menino selvagem de Aveyron". Esse comentário deve ter em conta os mecanismos e agentes de socialização.
9/11
Pesquisem rituais e práticas sociais, em diferentes culturas. Exs: nascimento, morte, refeições, casamento, dança, etc...
5/11
- Pesquisem o conceito de cultura, relacionada com a Sociologia.
- Pesquisem e colem alguns exemplos de culturas. Não esqueçam as legendas!!


Seguidores