sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cultura Grega

Cultura
São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.


Algumas imagens sobre a Cultura Grega:



Gastronomia grega: “nhoque com tomatinhos, azeitonas gregas e alcaparras”


Grupo de dança “Zorbás”



Bijutaria usada Grécia



Alguns interesses desta cultura:


Saudação
Olá - Γειά
Bom dia - Καλημέρα
Boa Noite - Καληνύχτα
Adeus - Αντίο



Vestuário

As roupas usadas pelos gregos eram simples e confeccionadas com linho (para o verão) e lã (para o inverno). Geralmente eram as esposas, filhas ou escravas quem as faziam, quase sempre mantendo a cor original dos fios, mas já adoptavam um processo de tingimento dos tecidos. A vestimenta principal dos gregos - o quiton - era um rectângulo de tecido semelhante a uma túnica, colocada sobre o corpo, presa nos ombros com broches ou agulhas – fíbulas - e debaixo dos braços, por um cordão. Nos adultos essa vestimenta era longa, até a altura dos tornozelos; já nos jovens, o quiton cobria apenas os joelhos. A vestimenta feminina era ligeiramente diferente da masculina, apresentando cordões e correntes na altura da cintura, e decote acentuado. As mulheres usavam também uma outra roupa como protecção contra o frio - o himation - que cobria o corpo todo. Os filósofos gregos usavam o himation como traje básico. Ornamentos que simbolizavam a cidade-estado de origem, eram aplicados nas roupas das pessoas para identificá-los. O uso de brincos, anéis, correntes, gargantilhas ou outra jóia era restrito às famílias mais ricas.


Gastronomia

A culinária grega tem quatro segredos, os ingredientes frescos, o uso correcto das ervas aromáticas, as especiarias e o famoso azeite grego.
O azeite grego merece uma referência especial, este acompanha quase todas as comidas gregas, na maioria delas é usado em quantidades abundantes, é de uma qualidade excelente e faz muito bem à saúde.
Além disso, existem os legumes, graças ao clima ameno da Grécia, a maioria deles são cultivados com métodos naturais, mantendo por isso todo o seu aroma e sabor, como os tomates, os repolhos, as cenouras, as cebolas, a salsa e os alhos gregos.
A fruta fresca, como as uvas, os abricós, os pêssegos, as cerejas, o melão, a melancia, entre outros.
As ervas aromáticas, quase todas colhidas nas montanhas e nos campos, estas são famosas pelo seu sabor, pelo cheiro e pelas qualidades medicinais. Ao saborear algum dos variados pratos gregos, ficaremos encantados com o aroma embriagante do orégão, do tomilho, da hortelã e do alecrim.
Os queijos gregos: o emmenthal, o gruyère, o grana (parmesão), o provolone, o pecorino, o cheddar e o gouda, (brie e camembert), os azuis (roquefort e gorgonzola), queijo de cabra, cream cheese, ricota, cottage, mascarpone e queijo feta.

Curiosidades:

Quando os gregos reúnem-se á volta da mesa para apreciar uma refeição ou vários petiscos (mezédes) acompanhados de ouzo é um momento vivido com respeito por todos os habitantes do país. Para os gregos, o fato de partilhar uma refeição com amigos em casa, no restaurante ou numa taverna constitui um hábito social consagrado. A tradução literal do termo grego "simpósio", uma palavra tão antiga quanto o próprio país, corresponde a "beber junto com outras pessoas". O ambiente que reina nos restaurantes gregos típicos e nas tavernas é bastante informal, sem cerimónias. Por outro lado, a preparação da comida segue suas próprias regras sagradas.



Sobremesa grega tradicional de natal

Melomakarona


Ingredientes:
Massa:

1 chávena de manteiga
1 chávena de azeite
1 chávena de açúcar
3/4 chávena de suco de laranja
1/4 chávena de conhaque
1 colher de café de bicarbonato
2 colher de café de raspas de laranja
1/2 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cravo em pó
1 kg de farinha de trigo
Calda:
2 chávena de mel
2 chávena de açúcar
2 chávena de água
Decoração:
Nozes raladas
Modo de preparo:
Massa:
Dissolver o bicarbonato no conhaque. Bater na batedeira todos os ingredientes líquidos. Continuar batendo e adicionar o açúcar, as raspas de laranja, canela, cravo. Adicionar a farinha aos poucos, e o fermento. Bater na batedeira o quanto puder. Quando engrossar bastante para bater na batedeira,trabalhar a massa com a mão e continuar a juntar a farinha até sair das mãos. Com ajuda de formas (ou só com as mãos), formar biscoitos com a massa. Levar a uma forma revestida com papel de culinária. Levar ao forno pré-aquecido aos 180ºC por mais ou menos 30 minutos (os biscoitos devem pegar uma cor dourada). Depois de prontos deixar os biscoitos esfriarem um pouco. Mantendo a calda quente sobre o fogão (deve-se ligar e desligar o fogão varias vezes, para manter a calda quente) levar um a um os biscoitos na calda, deixando por uns 2-3 minutos dentro da calda. Virar os biscoitos de cima para baixo e deixar mais uns 2-3 minutos dentro da calda. Num pyrex cobrir o fundo com nozes raladas. Colocar os biscoitos no pyrex assim que vão sendo retirados da calda. Por cima de cada camada de biscoitos, passar nozes raladas (em cada biscoito)
Calda:
Enquanto assam os biscoitos, preparar a calda misturando todos os ingredientes e levando ao fogo.


Cerimónia Grega












Segue em geral, as tradições religiosas da igreja ortodoxa, religião predominante na Grécia. Para os gregos, o casamento é um sacramento e nem sempre os descendentes optam por realizar a cerimónia tradicional. A cerimónia traz grande responsabilidade aos padrinhos dos noivos, e, por isso, eles são escolhidos com bastante cautela e com pessoas de grande vínculo. Antes de iniciar a cerimónia na igreja, o sacerdote repete a tríade: Pai, Filho e Espírito Santo, abençoando assim os noivos, antes mesmo de entrarem na igreja. Velas são acesas e entregues aos noivos para que entrem na igreja com elas e as segurem até o fim da cerimónia.

A coroação:
Nos preparativos para o casamento, os noivos escolhem as coroas que serão utilizadas no casamento e que é o ponto alto da cerimónia.As coroas podem ser feitas de flores de tecido, de flores naturais ou somente de folhas, como eram utilizadas na Grécia antiga. Durante a cerimónia, as coroas ficam juntas, amarradas com uma fita, em cima de um aparador e ali permanecerão até o momento de serem utilizadas. Esse aparador, deverá estar todo enfeitado com amêndoas, que são de grande importância na cultura grega, pois significam riqueza e doçura. No ritual da coroação, as coroas escolhidas pelos noivos, são colocadas na cabeça dos noivos e o sacerdote as alterna, 3 vezes, na cabeça deles. Em seguida, eles tomam o vinho, oferecido pelo sacerdote, que simboliza que com partilharão tudo na vida a dois.Feito isso, o sacerdote prossegue com a cerimónia e, para finalizá-la, encaminha os noivos para darem três voltas no altar da igreja, significando que caminharão lado a lado pela vida, e, enfim, os declara marido e mulher.

A festa:
O partir dos pratos faz parte da cultura grega, principalmente nos festejos de casamento. Eles acreditam que isso dará sorte aos noivos. Uma festa de casamento sem partir os pratos, não é uma festa para eles. A dança típica em círculos, atirar dinheiro, dançar com a noiva, beijar a noiva e partir os pratos, fazem parte dessa festa animada. a noiva dança o tempo todo com os convidados e com o noivo também. Além disso tudo, é servida muita comida também. No final da festa, as famosas amêndoas, serão distribuídas aos convidados, como manda a tradição.


Casamento Grego (com o partir dos pratos):




Musica Grega: Mikis theodorakis - Zorba






Viagem pela Grécia:




Sem comentários:

Enviar um comentário

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tarefas

23/11
Façam um pequeno comentário (por grupo de trabalho) ao filme "O menino selvagem de Aveyron". Esse comentário deve ter em conta os mecanismos e agentes de socialização.
9/11
Pesquisem rituais e práticas sociais, em diferentes culturas. Exs: nascimento, morte, refeições, casamento, dança, etc...
5/11
- Pesquisem o conceito de cultura, relacionada com a Sociologia.
- Pesquisem e colem alguns exemplos de culturas. Não esqueçam as legendas!!


Seguidores