quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cultura Mexicana





Um pouco da Cultura Mexicana...

Uma cultura:
é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem . São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.





Gastronomia

A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Muita da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitos outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.



O Casamento Mexicano

No México, as tradições wedding podem incluir muitas coisas. Em algumas cidades de México do norte, há a tradição de dar um anel chamado “a promessa” que ocorre antes do anel do compromisso. O anel é geralmente para os acoplamentos longos, que são comuns nesta área.

Quanto para à música, os mariachis podem substituir a música do órgão mas o março das noivas é tocado geralmente no órgão.

Os casamentos mexicanos tendem a ser grandes com muitos assistentes. Os assistentes são chamados madrinhas e os padrinhos e têm papéis especiais no casamento.

A menina da flor e o portador de anel são vestidos como versões diminutas da noiva e do noivo. A menina do ramo carrega as flores para a noiva. O menino do anel carrega alem do anel uma corda jeweled ou perlada que será colocada em torno dos noivos quando fazem os seus votos, para simbolizar sua união.

O noivo oferece frequentemente à noiva treze moedas. O menino do anel guarda as treze moedas que o noivo apresenta à noiva. As moedas, ou o arrhea, eram um costume romano de quebrar o ouro ou a prata, um meio a ser mantidos pela mulher e a outra metade pelo homem, como uma garantia da união.

O noivo dá as moedas à noiva como um símbolo da sua confiança e inquestionabilidade. Promete que coloca todos os seus bens na custódia. A aceitação pela noiva significa a tomada da confiança incondicional com dedicação e prudência totais.

Com excepção das preparações da igreja, a família inteira torna-se envolvida em planear o casamento. O semestre antes do casamento reserva o momento dos pares se reservarem para a dança tradicional do casamento. Os casamentos antigamente eram realizados na jarda ou na casa da noiva. O noivo viajava no seu cavalo até a casa da noiva e depois que a cerimónia de casamento tomava a sua esposa num panquin (carro) e iam para a sua casa viver. A noiva e o noivo destrajavam os trajes formais da corte e da cerimónia de casamento. Os povos ordinários foram autorizados a vestir a roupa luxuosa somente no dia do seu casamento.

Hoje, a noiva pode comprar um vestido ou arranja-lo numa costureira ou num especialista nupcial para um vestido feito-à-medida. As noivas no passado projetaram o seu vestido de casamento com as suas mães, que fariam então sewing.

Para homens, a camisa de Guayabera é utilizada frequentemente. Esta camisa, frequentemente
chamadade camisa mexicana do casamento, estêve ao rubro por 200 anos passados. Esta camisa tem um estilo frouxo, e, em consequência, pode ser feita para todas as formas e tamanhos. Camisas frescas e claras, e lisonjeando todas as formas do corpo. Os guayaberas de linho tradicionais são ainda as camisas as mais populares do casamento de praia por causa do seu conforto, estilo, e frescor.

Outras tradições do casamento incluem as lanternas de mão, que são usadas iluminando a maneira do repouso do noivo ao repouso da noiva na noite antes do casamento. Tradicional, a família do noivo carrega uma caixa de casamento cheia com os presentes para a família da noiva.

Os patos no casamento são um símbolo para uma união longa e feliz. Os guindastes são um símbolo da longa vida e podem ser representados na faixa da mulher.

Os alimentos tradicionais são usados para os casamentos que incluem o arroz picante, feijões, pratos com tortilla, usando a galinha e a carne. O Sangria é serido. É uma bebida fria feita do vinho tinto ou branco misturado com o conhaque, o açúcar, sumo de fruta e a água de soda.

O bolo de casamento é geralmente um fruitcake embebido em rum.



Vestuário

O México é um país que é rica em cultura e na história. A riqueza da sua cultura e do calor do seu povo é reflectido no vestuário tradicional mexicana usada por nativos. Saturadas com tons de terra, melado, como vermelhos, pardos, amarelos e verdes, tecelões infundido intrincados padrões e desenhos vibrantes nas suas roupas. Embora o vestuário tradicional mexicano ter passado por vários períodos de mudança, ele manteve a beleza pelo qual ainda é admirado.

Todas as roupas para mulheres começam no tornozelo e vão até a blusa ou saia pelo joelho. Também incluiu uma túnica sem mangas, e um tipo de xale, chamada de reboco. Todas as roupas de homem incluem uma camisa, calça, botas, sobretudo e uma grande capa, chamada de sarape. O ícone máximo do traje dos homens no México são os tradicionais sombreros Sombrero significa chapéu em espanhol. Entretanto, o nome tornou-se consagrado, em todo o mundo, como o chapéu de abas enormes, Os sombreros têm normalmente um cone comprido e largas abas, usadas para a protecção contra o sol escaldante do México. Os camponeses geralmente confeccionam seus sombreros com palha, enquanto os mais abastados têm-nos feito em feltro.Os trajes tradicionais mexicanos foram enfeitados para ocasiões especiais e feriados.





Cumprimento Mexicano - O povo mexicano cumprimenta-se com o popular aperto de mão e os beijos. O México tem uma cultura muito e rica e um dos seus hábitos é o de se reunir a volta de uma fogueira e tocar musicas tradicionais oriundas do seu país com as suas tradicionais guitarras e assim fazem as suas pequenas festas.


Um pouco do México






Musica Mexicana





Sem comentários:

Enviar um comentário

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tarefas

23/11
Façam um pequeno comentário (por grupo de trabalho) ao filme "O menino selvagem de Aveyron". Esse comentário deve ter em conta os mecanismos e agentes de socialização.
9/11
Pesquisem rituais e práticas sociais, em diferentes culturas. Exs: nascimento, morte, refeições, casamento, dança, etc...
5/11
- Pesquisem o conceito de cultura, relacionada com a Sociologia.
- Pesquisem e colem alguns exemplos de culturas. Não esqueçam as legendas!!


Seguidores